quarta-feira, 20 de novembro de 2024

 

Utentes do Centro de Convívio participam em atividades recreativas na escola


 No dia 14 de novembro, a nossa escola teve a honra de receber os utentes do Centro de Convívio da 3.ª Idade da Freguesia de Leiria, para realizar a aula de Atividade Física, mensal. O encontro foi marcado por momentos de diversão e integração entre as gerações, fortalecendo laços de amizade e respeito.

Durante a "aula", todos participaram num animado jogo de estafetas e no tradicional jogo da apanhada. As risadas e a alegria contagiaram o ambiente, proporcionando uma experiência única para os alunos e para os senhores e senhoras do Centro de Convívio.

"Gostámos muito desta atividade, foi uma oportunidade de nos divertirmos juntos", disse um dos alunos.

Esta parceria continua a ser um sucesso, deixando todos com um sorriso no rosto e o desejo de que momentos como este se repitam no futuro.





 

Escola participa no workshop "Creactivity" 


Durante a semana de 11 a 15 de novembro, as turmas da escola participaram no workshop "Creactivity", uma iniciativa que visa estimular a engenhosidade, a destreza e a criatividade dos alunos. 

A atividade aconteceu dentro de um autocarro que se converteu num espaço especialmente concebido para fomentar a conceção de soluções originais para problemas simples, proporcionando uma experiência educativa e divertida.

O "Creactivity" é um projeto itinerante que se adapta a diferentes contextos escolares e tem como objetivo principal incentivar as crianças a pensar de forma criativa e a desenvolver habilidades de resolução de problemas de maneira lúdica e prática.

Com a realização deste workshop, a escola promoveu uma oportunidade única de aprendizagem, incentivando os alunos a explorar novas ideias e a aplicar os seus conhecimentos em atividades que exigem criatividade e inovação. 







































Dia ao Ar Livre



    Nos dias 11 e 12 de novembro, os alunos do 3.º e 4.º anos trocaram as salas de aula pela natureza num dia repleto de aventuras e aprendizagem.


Foram descobrir o Monte da Nossa Senhora da Encarnação, um espaço icónico da nossa cidade, repleto de oportunidades de aprendizagem, partilha e crescimento individual e coletivo.

















O dia foi marcado por atividades super divertidas e educativas, desde caça ao tesouro, construção de puzzles com os monumentos da nossa cidade, descoberta da fauna e flora envolventes e também aprenderam a relevância de preservar o meio ambiente e a biodiversidade. Terminou com um delicioso piquenique com panquecas de farinha de bolota. 































Agradecemos a todos os que contribuíram para o sucesso deste dia especial! Aos professores, que organizaram as atividades com tanto carinho, e aos pais, que nos apoiaram nessa iniciativa.
Esse dia ficará marcado na memória de todos! Foi uma oportunidade única para nossos alunos aprenderem de forma divertida e significativa.

 

Super-heróis da estrada!



    Pensando nos nossos pequenos cidadãos, a Polícia de Segurança Pública (PSP) realizou uma ação de sensibilização na nossa escola, ensinando as crianças a importância de se comportarem como verdadeiros super-heróis da estrada.
Através de atividades lúdicas e interativas, o agente da PSP mostrou aos alunos como atravessar a rua em segurança, a importância de usar o cinto de segurança e a cadeirinha, e os perigos de brincar na rua. Aprenderam ainda a identificar os sinais de trânsito e a respeitar as regras.
Com esta ação, a PSP demonstrou, mais uma vez, o seu compromisso com a segurança dos mais pequenos. Ensinou as crianças a serem responsáveis e conscientes no trânsito.
    Agradecemos à PSP por esta iniciativa e convidar todos os pais e educadores a reforçar estas aprendizagens em casa e na escola. 
    Juntos, podemos criar um ambiente mais seguro para as nossas crianças!
















quarta-feira, 13 de novembro de 2024

 

Juntos por Patas Mais Felizes



 Com a ajuda de todos, conseguimos fazer a diferença! 

A campanha de angariação de alimentos para a Associação "Desprotegidos" foi um sucesso! 
Graças à generosidade dos nossos alunos, Encarregados de Educação, professores, funcionários e da comunidade em geral, conseguimos arrecadar uma grande quantidade de ração, latas de paté, brinquedos e outros itens essenciais para o bem-estar dos animais.

Agradecemos a todos que contribuíram com doações para esta causa. 
Juntos poderemos construir um mundo mais solidário.




 

 Magusto na escola: 

tradição e alegria aquecem o outono!


Os nossos alunos celebraram o tradicional Dia do Magusto com muita alegria e entusiasmo. A festa, que celebra a tradição portuguesa, contou com a participação especial da Dona Margarida, uma verdadeira especialista em assar castanhas. 


Com o seu carrinho “estacionado” no pátio da nossa escola, a Dona Margarida ensinou os alunos a preparar as castanhas de forma tradicional, com muita paciência e entusiasmo.

A escola transformou-se num verdadeiro arraial, com cheiro de castanhas assadas no ar.


A festa ganhou um novo significado este ano com a participação dos nossos queridos vizinhos, o Centro de Convívio da 3.ª Idade da Freguesia de Leiria, que foi recebido com muito entusiasmo por toda a comunidade escolar. 




É de destacar a importância de manter viva a tradição do Magusto, sendo fundamental que os nossos alunos conheçam e valorizem as nossas raízes culturais. O Magusto é uma oportunidade de celebrar em conjunto, fortalecer os laços de amizade e proporcionar momentos de alegria para todos. 
Convidar a Dona Margarida e os utentes do Centro de Convívio da 3.ª Idade da Freguesia de Leiria foi uma forma de aproximar a escola da comunidade e de compartilhar conhecimentos tradicionais. 
Agradecemos a colaboração e participação de todos!

 


A Terra Treme


 No dia 5 de novembro, a Terra tremeu na Escola Branca. A iniciativa, que faz parte da campanha nacional de conscientização sobre segurança sísmica, teve como objetivo preparar alunos e professores para agir de forma correta em caso de um tremor de terra real. Durante o simulacro, todos os presentes na escola foram convidados a seguir os três passos essenciais para se proteger durante um terremoto: baixar, proteger e aguardar. 



 

Dia do Bolinho na nossa Escola


    Começamos o dia a ver os ingredientes necessários para a confeção da massa dos bolinhos, que foi feita com os produtos que trouxemos de casa.
Depois da massa estar levedada, fomos ao Pão do Marquês tender os bolinhos com as nossas mãos ou impressões digitais únicas que, depois, foram cozidos no forno.
A seguir ao almoço,  logo que entramos na sala vimos um tabuleiro com os bolinhos e simultaneamente dissemos:
 "Que cheirinho professora, podemos comer um? Hum... estavam muito saborosos!"
Também abordamos um pouco da história do Pão por Deus/Dia do Bolinho e ficámos a saber que a sua origem é muito interessante (repartir alimentos pelos mais pobres) e que em Portugal teve origem depois do terramoto de 1755 que ocorreu no dia 1 de novembro  - Dia de Todos os Santos! 
"Um terramoto é uma coisa séria,  as pessoas ficam sem casa, sem trabalho e passam muita fome". Por isso, esta tradição se mantém nos nossos dias e até na nossa escola. 
Este dia foi muito especial em que nos divertimos, partilhamos e aprendemos.
                                            
                                                                           (Texto coletivo dos alunos do 4BRA)


                                     


















 A equipa educativa da Escola Branca agradece a todos os que colaboraram: pais,  pastelaria do Pão do Marquês, Assistentes Operacionais e professores do apoio que contribuíram para que esta atividade se concretizasse.  A todos o nosso OBRIGADA!


Esta data também foi assinalada na disciplina de Inglês, com trabalhos realizados pelos alunos do 3.º e 4.º anos, alusivos ao Halloween.