domingo, 4 de janeiro de 2026

           Natal na Escola Branca

 

O espírito natalício invadiu a nossa escola e transformou a última semana de aulas num verdadeiro conto de fadas para os nossos alunos. A cultura esteve no centro das celebrações. No Teatro Miguel Franco, os alunos assistiram à divertida peça "Ho-Ho Atchim, Santinho, Pai Natal", onde a animação e o espírito de grupo foram as palavras de ordem. Mas as histórias não ficaram por aqui! Na Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira, os nossos alunos mergulharam no mundo das palavras com a atividade "Cartas ao Pai Natal", um momento de ternura que reforçou a importância da escrita e da imaginação nesta época festiva. Como não podia deixar de ser, a visita à Aldeia de Natal de Leiria foi um dos pontos altos. Os alunos exploraram as diversas atividades, sentindo de perto toda a magia que ilumina a nossa cidade nesta altura do ano. Para fechar o período com chave de ouro, o último dia de aulas foi repleto de surpresas. O Pai Natal fez uma paragem na nossa escola! Graças à generosidade da nossa Associação de Pais, todos os alunos receberam uma prenda das mãos do "velhinho das barbas brancas". Também se viveu um momento de grande expetativa com a realização do nosso tradicional sorteio das rifas de Natal. Parabéns aos vencedores!

Desejamos a todos os alunos, professores, auxiliares e famílias um Feliz Natal e um Ano Novo repleto de sucessos!



























   Alunos da ESECS - IPLeiria trazem magia ao Banco das Artes Galeria


No dia 10 de dezembro os alunos do 2BRB e 4BRA tiveram a oportunidade de assistir a uma peça de teatro “Fui ao banco e não vi dinheiro” dinamizada pelos estudantes universitários dos cursos TESP (Tecnologia e Serviços) da ESECS, que andam a estudar Expressão Dramática. A apresentação decorreu pelos diferentes espaços do antigo banco, usando o teatro para contar a sua história e mostrar o seu valor cultural! Foi como fazer uma viagem no tempo!






                   Eu e a minha cidade

No âmbito do projeto “Eu e a minha cidade”, os alunos do 3BRA deslocaram-se ao Museu de Leiria, para uma visita guiada e participação na atividade “Os animais do Menino do Lapedo”.







 Escola Branca assinala Dia Internacional de Pessoa com Deficiência


No dia 3 de dezembro, a Escola Branca celebrou o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência com um conjunto de atividades dedicadas à reflexão, inclusão e valorização da diferença. Para iniciar o dia, os alunos assistiram à curta-metragem “Float”, uma história emocionante que retrata a importância de aceitar cada pessoa tal como ela é, reconhecendo as suas características únicas como parte da sua identidade. Após o visionamento, os alunos participaram num animado debate, partilhando ideias e sentimentos relacionados com o tema do filme. A conversa destacou conceitos como respeito, empatia e a necessidade de combater preconceitos. De seguida, os alunos tiveram oportunidade de experimentar algumas técnicas presentes na sala Snoezelen, nomeadamente terapia da cor e do som, um espaço sensorial que promove o bem-estar, a calma e a estimulação sensorial positiva. Esta experiência permitiu compreender de forma mais concreta alguns recursos utilizados em contextos de apoio a pessoas com necessidades diferenciadas. Para finalizar a atividade, cada aluno preencheu um balão de fala com a sua opinião sobre “o que é ser normal”. As respostas revelaram uma visão aberta e inclusiva, refletindo que ser normal não tem uma única definição: todos somos diferentes e é essa diversidade que enriquece a escola e a sociedade.

O dia foi marcado por aprendizagens significativas e pela consciencialização de que a inclusão não se celebra apenas numa data específica, mas deve ser praticada diariamente por todos. As escolas continuam, assim, a promover valores de igualdade, respeito e aceitação, essenciais para a construção de um futuro mais justo e acessível a cada pessoa.



















                                   Atelier de Desenho 


As turmas do 3BRA e 4BRA transformaram-se em artistas e embarcaram numa aventura no Castelo de Leiria com o Projeto Kalambaka. Apesar do dia muito chuvoso, caminharam para o castelo como guerreiros para explorar um dos lugares mais bonitos da nossa cidade: o Castelo de Leiria. Os alunos sentaram-se em diferentes pontos na varanda do Castelo para capturarem a beleza da nossa cidade. O objetivo era observar muito bem as formas, texturas e cores que se avistam lá de cima. Assim, com uma moldura e uma caneta na mão desenharam o que observavam. Por fim, puderam unir todos os seus desenhos num só. O Resultado? Uma obras de arte únicas!