quinta-feira, 13 de novembro de 2025

Quentes e boas no último dia de aulas!

 

Na passada sexta-feira, dia 7 de novembro, a nossa escola celebrou o Dia de S. Martinho com o tradicional Magusto! Não podia haver melhor maneira de terminar este período antes da interrupção letiva.

Para que a nossa festa fosse perfeita e cheia de tradição, recebemos a visita da D. Margarida! Ela trouxe o seu assador tradicional e, com muita mestria, começou a preparar as nossas castanhas. Enquanto o fogo crepitava e o fumo subia, toda a escola ficou envolvida por um cheiro maravilhoso.

À tarde, finalmente pudemos deliciar-nos! Comemos as castanhas acabadinhas de assar e, para acompanhar, bebemos uma refrescante Groselha! Juntaram-se a nós os nossos “avozinhos” do Centro de Convívio. As diferentes gerações juntaram-se no polivalente, partilhando sorrisos, conversas e a alegria de estarem juntos a celebrar o Outono.

O Magusto não é só comer castanhas; é celebrar o Outono, a amizade e a alegria de estarmos juntos!






  A terra treme!

A sirene tocou três vezes e toda a escola participou num momento muito importante: um Simulacro de Sismo! Assim fizemos os três passos fundamentais: Baixar, Proteger e Aguardar!

Estes treinos são muito importantes para nos ensinar a ter calma e a ser rápidos quando é preciso. O objetivo é saber que a nossa segurança é sempre o mais importante!
Estamos todos mais preparados
!




  Um Dia de Cinema ... 

                        no Teatro! 🎭

Celebrámos o Dia do Cinema, dia 5 de novembro, com uma visita ao Teatro Miguel Franco. Não fomos apenas assistir a uma peça, mas sim a um Cine-Concerto Didático e Interativo que celebrou a história e a magia do cinema de uma forma única: "As Fábulas de Esopo"!

O que o tornou tão especial foi que, enquanto assistíamos ao filme de animação vimos, em tempo real, como se cria uma banda sonora! Os artistas usaram objetos comuns — como panelas, chocalhos e apitos — para fazer toda a música e sonoplastia que acompanhava a ação. Os atores davam as vozes às personagens e usavam o teatro e a narração para nos mergulhar nas histórias, convidando-nos a participar e a explorar a nossa própria criatividade.

O "Fábulas de Esopo" foi uma verdadeira aula interativa sobre a história do cinema de animação e sobre o processo de dar vida a um filme com música e sons.

Saímos do Teatro Miguel Franco a saber que o cinema não é só aquilo que vemos no grande ecrã, mas também tudo o que ouvimos! O som é tão importante quanto a imagem!







 

Uma manhã de descoberta e criatividade com "Léguas de Línguas"

No dia 3 de novembro, as turmas 1BRA e 2 BRB fizeram a sua primeira saída ao exterior do ano letivo, numa atividade repleta de arte, som e imaginação. O destino foi a Igreja da Misericórdia onde assistiram à inspiradora performance “Léguas de Línguas”.

“Léguas de Línguas” é uma produção artística da SAMP, especialmente pensada para a primeira infância, que convida o público a embarcar numa viagem pelos sons, pelas palavras e pelas emoções de 4 línguas e 3 continentes. Através de um teatro musical a 8 mãos esta criação procura estimular a criatividade e valorizar a diversidade cultural enriquecendo o percurso de formação dos mais novos.

Foi uma manhã em que os alunos puderam descobrir novas formas de expressão e apreciar a beleza da música e da comunicação universal.



 O nosso Pão por Deus na cozinha da Escola! 😋

Por causa da chuva, não pudemos ir à Padaria Pão do Marquês, que todos os anos nos ajuda a cozer os nossos bolinhos. Mas, não há problema! O forno da escola deu uma ajuda! Ficámos a sentir um cheirinho delicioso que invadiu a escola inteira enquanto os nossos bolinhos cozinhavam e ficavam prontos a comer! A parte mais esperada chegou à tarde quando os bolinhos entraram pela nossa sala! Pudemos comer os nossos bolinhos, que estavam deliciosos e quentinhos! No final, levamos bolinhos num saquinho de Pão por Deus que foi desenhado e decorado por nós próprios. E a melhor parte? O saquinho levava a receita! Assim, podemos voltar a fazer esta delícia em casa com a família e manter a tradição bem viva.

Parabéns a todos os pequenos pasteleiros, assistentes operacionais, que foram incansáveis, e aos Encarregados de Educação pela colaboração! Sem esquecer a Padaria Pão do Marquês.




 Primeiras semanas de aulas marcada pela amizade e pela criatividade 
Projeto "Leituras Inclusivas"


As primeiras semanas de aulas na escola Branca foram vividas com entusiasmo e muitos sorrisos! Em todas as turmas, os alunos foram recebidos num ambiente de partilha e acolhimento, com atividades que sublinharam valores fundamentais como a inclusão, a amizade e a solidariedade.  Um dos momentos mais especiais foi a leitura do livro “Como se fazem amigos?”, de Emile Jadoul, promovida pelo Projeto “Leituras Inclusivas” em colaboração com as professoras titulares, que serviu de ponto de partida para uma reflexão sobre a importância de cultivar relações positivas, respeitar as diferenças e valorizar o outro. A exploração da história despertou nos alunos a curiosidade, a empatia e o desejo de construir laços de amizade verdadeiros. Para consolidar estes valores, foi realizada uma atividade de expressão plástica muito original: cada criança desenhou um amigo a partir de uma letra. O resultado foi surpreendente — desenhos cheios de cor, imaginação e ternura, onde a criatividade não teve limites.

Mais do que uma simples atividade artística, este exercício mostrou que a amizade pode nascer de pequenos gestos e transformar-se em algo belo e único, tal como cada desenho realizado. Foi assim que as primeiras semanas de aulas se transformaram numa verdadeira celebração da amizade e da criatividade.

                                                      Cristina Ferreira, Educação Especial